25 de abril de 2013

Aquilo de que Mais Necessitamos



O que eu mais preciso na minha vida?

Mary Baker Eddy, a descobridora e fundadora da Ciência Cristã, responde a essa pergunta em seu livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, onde ela escreve: “Aquilo de que mais necessitamos é a oração...” Que pensamento original! Então o que eu mais preciso não é de coisas materiais, mas sim de oração. Mas não é qualquer oração. É a “oração motivada pelo desejo fervoroso de crescer em graça...” Ou seja, não é uma oração motivada pelo desejo de que Deus faça nossas vontades, realize nossos desejos. É uma oração motivada pelo desejo de crescer, não crescer em estatura, mas crescer em graça. 

O que é a graça? Graça é o dom gratuito dado por Deus, o bem que nos vem de Deus, independente do merecimento de cada um. Graça é o conjunto de dádivas de Deus, tudo o que Ele nos dá livremente e ininterruptamente. Basta nos voltarmos a Deus, com o pensamento aberto, receptivo, para recebermos a Sua graça . Então o “desejo de crescer em graça” é o desejo de receber mais das bênçãos de Deus, e utilizá-las melhor em nosso dia-a-dia para abençoar a todos.

O trecho de Ciência e Saúde termina dizendo que não se trata de uma oração estática, mas sim de uma oração ativa, uma “...oração que se expressa em paciência, mansidão*, amor e boas obras”. Isso significa que a oração não é só aquela em que paramos tudo para nos comunicar com Deus. A oração também pode ser uma ação. Ter paciência é uma oração. Ser manso, ou seja, não se rebelar contra Deus, é uma oração. Expressar amor é uma oração. Fazer o bem é uma oração. Uma oração com resposta instantânea, que abençoa imediatamente a nós e aos outros.

Quando somos pacientes, não precisamos esperar que Deus veja isso e nos recompense. Ser paciente nos deixa calmos e em paz imediatamente, é bom para nós e para a pessoa com quem temos paciência. Ser manso é uma benção porque deixamos de perder tempo nos rebelando contra Deus, querendo fazer a nossa própria vontade, em oposição à vontade de Deus, a qual é sempre o melhor para nós, mesmo que de início não o saibamos. Expressar amor e fazer boas obras é uma oração ativa, é o próprio bem divino em ação, fluindo de Deus para nós e para os outros. Amar e fazer o bem uma oração com recompensa imediata e inevitável, que nos satisfaz no mais íntimo de nosso ser.

Apegando-nos a essas ideias podemos entender melhor “aquilo de que mais necessitamos” e buscar o suprimento dessa necessidade no lugar certo, ou seja, em Deus.

“Aquilo de que mais necessitamos é a oração motivada pelo desejo fervoroso de crescer em graça, oração que se expressa em paciência, humildade*, amor e boas obras.” (Ciência e Saúde, p.4)

* A tradução atual usa a palavra “humildade”, mas “mansidão” é a tradução correta do termo “meekness” do texto original em inglês.

Um comentário:

  1. Oi Flá, acredito que essa oração que tanto necessitamos possa ser interpretado tb como: "Sentir o amor de Deus em nosso coração." É sentir esse amor nos tocar porque qdo somos assim tocados neste exato momento nos libertamos de qquer crença ou situação de falta ou incômodo.
    Qdo oramos ficamos mais próximos Dele e sentir o seu Amor é sentir a própria plenitude da Vida.
    Qdo sentimos Seu amor de verdade nossos corações se enchem de alegria e tudo ao nosso redor passa a ser ....simplesmente mágico :)
    Bjos

    ResponderExcluir