12 de julho de 2013

A Única Garantia



Que garantia posso ter de que meu futuro será bom? Qual a garantia de que um relacionamento especial vai durar ou de que manterei meu emprego atual? Como posso sentir segurança em relação ao futuro?

Gostaríamos de ter a garantia de que a pessoa que amamos vai estar sempre conosco ou de que teremos sempre o emprego que desejamos. Porém, não existe nenhuma garantia de que as coisas vão ser como queremos que elas sejam. Simplesmente não existe. Tudo na vida pode mudar.

O que não muda é Deus e o fato de que temos um eterno relacionamento com Ele. Não importa o que aconteça, podemos sempre ter a certeza de que Deus continuará sendo nosso Pai-Mãe, Ele continuará presente conosco, cuidando de nós e nos amando. Ele continuará nos guiando, nos suprindo e nos protegendo para sempre.

As coisas podem mudar. As pessoas podem nos decepcionar. A única garantia que temos é que Deus nunca vai nos abandonar.

Mesmo que o cenário humano mude, Deus continuará sendo o Amor infinito que supre a todas as nossas necessidades, que nos corrige e nos governa, que expulsa o medo e destrói o ódio. Deus continuará sendo a Verdade onipotente que expulsa o erro, o Bem infinito que destrói a crença no mal. Deus continuará nos abraçando com Seu amor, nos inspirando com as Sua inteligência e nos vivificando na Vida.

Sim, Deus continuará sendo Deus para sempre. O nosso Pai-Mãe Deus Todo-Amoroso. Essa é a única garantia que temos, e a única garantia que precisamos para ficar em paz em relação ao nosso presente e ao nosso futuro.


17 de maio de 2013

Quem somos nós?



Nós conhecemos muito bem nossa identidade humana: nome, idade, profissão, etc. Mas qual é nossa identidade espiritual?

A Bíblia revela que o homem e a mulher foram feitos conforme a imagem e semelhança de Deus (Genesis 1:26). O que isso significa?

Que somos a própria imagem do que Deus é. Somos semelhantes a Deus. Sabendo quem Deus é, podemos saber quem somos nós, ou seja, nossa identidade espiritual. Portanto vamos raciocinar partindo de Deus para conhecer melhor a nós mesmos.

Deus é a Mente. Ele é a inteligência e tem toda sabedoria. Por isso, como filhos de Deus, nós também somos inteligentes e sábios.

Deus é o Espirito. Nós somos espirituais. Temos um corpo material para nos manifestar nesse estágio de existência, mas nossa essência, nosso verdadeiro ser, é espiritual.

Deus é a Alma. Nós somos animados. O desânimo não tem poder sobre nós, pois Deus nos anima.

Deus é o Princípio. Nós viemos de Deus. Ele nos gerou, e é nosso Pai. Portanto nós somos herdeiros de todas as qualidades de Deus.

Deus é a Vida. Nós manifestamos vivacidade e vitalidade a todo momento, pois somos unidos à Vida.

Deus é a Verdade. Nós somos honestos, íntegros e verdadeiros. O filho de Deus nunca é desonesto e mentiroso, pois ele não pode ser diferente de Deus, a Verdade.

Deus é o Amor. Nós somos amorosos, gentis, carinhosos, pois somos a emanação do Amor.

Nós sempre podemos saber quem nós realmente somos quando lembramos de quem é Deus, e reconhecemos que somos a imagem e semelhança de Deus.

6 de maio de 2013

O que é Deus?



“Pergunta. — O que é Deus?
Resposta. — Deus é Mente, Espírito, Alma, Princípio, Vida, Verdade, Amor, incorpóreos, divinos, supremos, infinitos.”
(Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, p.465)

Vamos agora pensar um pouco mais sobre cada um dos sinônimos de Deus.
Deus é Mente. Ele é a Mente infinita que governa o universo e o homem. Ele é a fonte infinita de ideias. Ele é a fonte de inteligência, sabedoria.

Deus é Espírito. Ele não é material, nem pode ser visto ou ouvido com os sentidos humanos. Ele só é percebido pelo senso espiritual, que é a nossa capacidade de sentir e perceber os fatos espirituais. Ele é o Espirito infinito e único. Nós, homens e mulheres, não somos espíritos individuais, nós somos o reflexo, a imagem e semelhança do Espirito único e infinito, que é Deus.

Deus é Alma. Ele anima o universo e nos dá ânimo. Ele é o princípio vital, a substância, a essência, a natureza de tudo.

Deus é Princípio. Tudo vêm de Deus. Ele é a fonte de tudo.  Ele é o começo, o início, a causa primária, a raiz, a razão de tudo no universo. Ele também é a regra, a lei, o preceito, o fundamento no qual tudo está baseado.

Deus é Vida. Ele é Vida imortal, imaterial, sem começo nem fim, infinita. Toda vida vem de Deus, depende de Deus. Ele é a vida de tudo.

Deus é Verdade. A única Verdade é Deus. Ele é a Verdade absoluta sobre tudo. Só Deus e o que Ele reflete e manifesta são verdade. O que é diferente de Deus, contrário ou oposto a Deus, é mentira.

Deus é Amor. Ele ama infinitamente a cada um de Seus filhos e a toda a Sua criação. Todo amor que sentimos e recebemos vem de Deus. O Amor é Deus.

Meditando sobre essas ideias nós podemos alcançar uma compreensão mais ampla sobre Deus. E essa compreensão nos traz conforto, cura, suprimento, segurança e paz.

29 de abril de 2013

Quem é Deus?


Existem inúmeros conceitos sobre o Ser Supremo. Por isso eu vou compartilhar aqui um pouco do que eu compreendo sobre Deus:

“Deus é Amor” (1 João 4:16).

Deus é Amor incondicional, que ama a todos nós independentemente de nosso merecimento. Deus nos ama simplesmente porque somos Seus filhos. Deus ama a todos infinitamente e igualmente. 
Deus nunca odeia, pois Ele é o próprio Amor, e não pode sentir algo oposto de si mesmo, oposto de sua própria natureza.

Deus é Pai e Mãe. Deus não é só masculino, como a tradição O concebe. Ele também inclui todas as qualidades femininas. Ele é ao mesmo tempo nosso Pai e nossa Mãe. Ele (ou Ela) nos criou, nos concebeu de Si mesmo. Mas Deus não nos abandonou para vivermos sozinhos neste mundo. Ele nos acompanha em cada passo, como um pai e uma mãe acompanham o crescimento dos filhos. Deus nunca fica bravo com a gente, pois Ela é infinitamente paciente. Deus nos ensina tudo o que precisamos saber, nos corrige, e também se alegra conosco, se regozija ao ver cada um de nossos passos de progresso. 

“Deus é Espírito” (João 4:24).

Deus não é material, nem é limitado. Ele não está somente lá no céu, nem está confinado nas igrejas. Deus está em todo lugar. Deus é onipresente.

Deus é onipotente, ou seja, tem todo o poder, é Todo-Poderoso. Ele é todo poder que existe. Não existe poder oposto a Deus. Deus não tem oposição.

Deus é onisciente, isto é, Ele sabe tudo, está consciente de tudo o tempo todo.  Deus não se esquece de ninguém. Estamos todos incluídos no Seu amor.

Vou continuar falando um pouco mais sobre Deus no próximo post.